Criar uma Loja Virtual Grátis
UM TRIBUTO A PITÁGORAS DE SAMOS
UM TRIBUTO A PITÁGORAS DE SAMOS

 

   Uma das músicas mais solicitadas pelos alunos e de uma aplicação tremenda na Geometria, tem sido o REGGAE PITAGÓRICO, com suas nuances rítmicas que lembram os reggaes dos países centro-americanos e que remete aos aspectos históricos e características de Pitágoras, excêntrico filósofo e matemático, que durante a sua vida viajou desde a Ásia Menor até o Egito. Supõe-se que tenha sido aluno de outro grande matemático, Tales de Mileto. Não podemos esquecer que o pressuposto filosófico da escola pitagórica era de que os números eram o modelo das coisas.

A música, com efeito, é o melhor exemplo do que queriam dizer Pitágoras e os pitagóricos. A música, como tal, só existe em nossos nervos e em nosso cérebro; fora de nós ou em si mesma, compõe-se somente das relações numéricas quanto ao ritmo, se se trata de sua quantidade, e quanto à tonalidade, se se trata de sua qualidade, conforme se considere o elemento harmônico ou o elemento rítmico. No mesmo sentido, poder-se-ia exprimir o ser do universo, do qual a música é, pelo menos em certo sentido, a imagem, exclusivamente com o auxílio de números. E tal é, estritamente, o domínio da química e das ciências naturais. Trata-se de encontrar fórmulas matemáticas para as forças absolutamente impenetráveis. Nossa ciência é, nesse sentido, pitagórica. Na química, temos uma mistura de atomismo e de pitagorismo, para a qual Ecphantus na Antiguidade passa por ter aberto o caminho.

A contribuição original dos pitagóricos é, pois, uma invenção extremamente importante: a significação do número e, portanto, a possibilidade de uma investigação exata em física. Nos outros sistemas de física, tratava-se sempre de elementos e de sua combinação. As qualidades nasciam por combinação ou por dissociação; agora, enfim, afirma-se que as qualidades residem na diversidade das proporções. Mas esse presentimento estava ainda longe da aplicação exata. Contentou-se, provisoriamente, com analogias fantasiosas.

Sobre o mais famoso dos seus teoremas: “em todo e qualquer triângulo retângulo o quadrado da medida da hipotenusa é igual à soma dos qua- drados das medidas dos catetos”, levou os pitagóricos a uma nova descoberta que iria abalar os seus princípios a respeito dos números.Eles conheciam os números inteiros e as frações; estas não eram consideradas números mas representavam comparações entre grandezas de mesma espécie.Observaram que, num quadrado, a razão entre a medida "D" da diagonal e a medida "L" do lado não poderia ser escrita como uma fração.

Menos de um século depois, o segredo dos pitagóricos tornou-se conhecido de todos os pensa- dores, e o advento dos números irracionais marca o declínio da Escola Pitagóricacomo sistema de filosofia natural.

O REGGAE PITAGÓRICO é um tributo ao grande filósofo e seu precioso teorema!

 

Reggae Pitagórico

Josué Jr.

Quem já ouviu falar em Pitágoras?
Sujeito pirado num mundo centrado
E dizem que o tal não era normal
Um cara doidão, meio cabeção.
Prá um "grande problema", o seu Teorema :

"A soma dos quadrados dos catetos repete várias vezes
É igual ao quadrado da hipotenusa. "


Ouça e baixe o REGGAE PITAGÓRICO:

https://palcomp3.com/josuejr/#!/reggae-pitagorico


ONLINE
1


Partilhe esta Página




Total de visitas: 26688