- O QUE É JINGLE ?
É uma mensagem publicitária musicada e elaborada com um refrão simples e de curta duração, a fim de ser lembrado com facilidade. Música feita exclusivamente para um produto ou empresa.
Um jingle é um slogan memorável, feito com uma melodia cativante, transmitido em rádio e, algumas vezes, em comerciais de televisão. Um jingle eficiente é feito para “prender” na memória das pessoas. Por isso é tão comum que as pessoas lembrem de jingles que não são mais transmitidos há décadas.
O primeiro jingle foi produzido em 1926, nos EUA, para um cereal matinal chamado Wheaties, cujo slogan principal é “Para um café da manhã de campeões”. O auge do jingle foi na década de 50, nos EUA, no boom econômico. Era usado em diversos produtos, como cereais matinais, doces, tabaco, bebidas alcoólicas, carros e produtos de higiene pessoal.
A propaganda já existia em algumas emissoras de rádio no Brasil, na forma de merchandising, sem formato e frequencia definidos. Em 1932 Ademar Casé que injustamente ficou rotulado como “o homem que prostituiu o rádio no Brasil”, em seu programa de variedades foi criado o 1º jingle do Rádio no Brasil. Nassara um dos redatores do programa compôs o 1º jingle da história no Brasil. Albino, um senhor português, dono da padaria Bragança, foi abordado por Casé para ter seu comércio anunciado, no entanto Albino não se interessava pelo negócio, foi quando ademar Casé lançou a proposta de anuciar sem compromisso. Com a simples condição de que Albino só pagaria se gostasse. Nassara não perdeu tempo, aproveitando a nacionalidade do cliente e fez trêz quadrinhas em ritmo de fado, que foi cantado com sotaque português na voz de Luís Barbosa, nascendo assim o 1º jingle da padaria Bragança:
” Oh, padeiro desta rua, tenha sempre na lembrança, não me traga outro pão que não seja o pão Bragança;/ Pão inimigo da fome. Fome inimiga do pão, enquanto os dois não se matam, a gente não fica na mão;/ De noite, quando me deito e faço a oração, peço com todo o respeito que nunca me falte o pão”.
Hoje em dia, com o custo crescente das licenças de músicas já existentes, diversas empresas redescobrem o jingle feito especialmente para o produto como uma forma mais barata de produzir seus comerciais.exemplo: músicas para políticos, festas, datas comemorativas, supermercados,lojas shopping centers.
No Brasil, existem muitos estúdios que se dedicam a essa atividade. A construção de um jingle tem seu início na venda. Em reunião, a agência de propaganda coleta o máximo de informações a respeito do produto e encaminha um briefing ao responsável pela criação. Uma vez criado, o mesmo retorna ao cliente para apreciação e efetiva aprovação. Uma vez aprovado, dá-se início à produção com a escolha do arranjador, cantores e instrumentistas. Atualmente, o Brasil destaca-se pela criação de jingles.
O springle surgiu há pouco tempo no meio publicitário. Ele nada mais é do que a junção do spot com o jingle, ou seja, tem partes cantadas e partes faladas.
- UM SUCESSO GRAVADO POR ACASO
Quando Belchior foi até a casa de Antonio Marcos mostrar "Todo sujo de batom" para ele gravar, antes mostrou "Paralelas", mas ele não gostou. Da cozinha onde estava, Vanusa ouviu Belchior passando a canção ao violão e disse: O Tuninho não gostou, mas eu gostei. Quero gravar!" Que sexto sentido da loiraça!
https://www.youtube.com/watch?v=yxTaBtpycmw
- ENRICO CARUSO
Enrico Caruso, o grande tenor italiano, era o artista mais bem pago do mundo, quando morreu em dezembro de 1920.
Entretanto, da primeira vez que tentou aprender a cantar, foi recusado por um professor de música.
Após o teste, recebeu como sentença: "Jamais serás um cantor. Tua voz soa como o vento nas persianas."
- MEU PECADO
Em Porto Alegre existiu um cantor de grande cartaz chamado Armando Albuquerque. Certa vez, Armando procurou Lupicínio Rodrigues (foto) no Bar Garibaldi, ponto predileto de artistas e compositores de músicas na capital gaúcha, uma espécie de Café Nice do sul. Armando derramou suas lágrimas, disse que estava sofrendo muito por causa de um amor não correspondido à altura do seu, levando Lupicínio a chorar junto com ele. Horas depois, os boêmios presentes nessa casa ouviram, inclusive o Armando Albuquerque, pivô de todo o triste episódio, o samba “Meu Pecado”. O samba foi logo gravado pelo Moreira da Silva, cujo inicio é assim: “Deixa-me sofrer que eu mereço, pelo pouco que padeço” etc.
- SOM DO ∏ (PI)
Esta é uma canção escrita para auxiliar na memorização do pi (π),a partir do momento que se possa memorizar a música mais facilmente do que seqüências de números. Na mente, pode-se ouvir a melodia, e descobrir os números.
- NOTAS MUSICAIS
O nome das notas musicais foi retirado de um hino a São João. Guizo d' Arezzo (995-1050), provavelmente com fins didáticos, retirou de um hino as primeiras sílabas dos seus versos, visto que cada um deles iniciava-se por um tom imediatamente acima do anterior, facilitando a memorização dos sons.
O Ut foi substituído pelo Dó por considerarem este mais sonoro, embora seja ainda utilizado na França. A nota Si só recebeu essa denominação em meados do século XVI.
Ut queant laxis,
Resonare fibris,
Mira gestotum,
Famuli tuorum,
Solve polluti,
Labii reatum, Sancte Johannes.
Um cânone de caranguejo , também conhecido pela forma latina do nome, canon cancrizans é um arranjo de duas linhas musicais que são complementares e para trás, semelhante a um palíndromo . Originalmente é um termo musical para uma espécie de cânone em que uma linha é revertida no tempo do outro (por exemplo FABACEAE <=> EAECABAF). Um exemplo famoso é encontrado em JS Bach 's Oferta O Musical, que também contém um cânone ("Quaerendo invenietis") combinando retrocesso com inversão , ou seja, a música é virada de cabeça para baixo por um jogador, que é um cânone tabela . O uso do termo em contextos não-musicais foi popularizado por Douglas Hofstadter em Gödel, Escher, Bach .
- EXTENSÃO VOCAL
Você sabia que: